Novidade:
Em 1843 nasceu em Penafiel, Manoel de Souza Rocha, que faleceu em janeiro de 1915 em S. Pedro de Loureiro.
Fez-se padre e pároco de S. Pedro de Loureiro, Régua. Aí era conhecido por Abade Velho, tendo exercido o seu ministério durante 44 anos. Foi polémico e muito criticado por não cumprir os votos de castidade.
Construiu a Quinta de Santa Cruz operando uma autêntica metamorfose no espaço: transformou terrenos baldios em vinha nova; construiu muros e fez novas plantações de vinha, à custa do trabalho braçal (desbravando ou saibrando). Era por volta do ano de 1896.
A Casa Principal da Quinta sofreu diversas transformações enquanto pertenceu a Cândida (a Mãe dos filhos mais novos do Abade Velho) e seu marido João Pinto de Carvalho (ambos falecidos no início da década de 50 do século passado). O actual proprietário fez obras de beneficiação, tendo dado origem ao actualmente edificado: cerca de 720 m2 entre unidade hoteleira e adega (lagares e armazém de vinho).
O Abade Velho foi pessoa muito estimada e erudita, quer como homem de cultura, quer pelos seus dotes de orador. Trouxe para a paróquia de S. Pedro de Loureiro ideias liberais e o zelo pela educação do povo.
https://garrafeiradialogo.com/abade-velho-tinto